MANUAL DE ASSENTAMENTO

   Temos a cerâmica nas veias. Estamos em Santa Catarina, estado rico em tradição cerâmica e argilas preciosas, procuramos ser inovativos sempre lembrando nossa profunda conexão com a terra e estamos honrados de ter esse legado.
   Produtos artesanais nãos são os mais fáceis de fazer, mas faz toda a diferença. Não é possível reproduzir as distintivas cores  e texturas com um processo industrial.

ANTES DE INICIAR O ASSENTAMENTO

   

  • Recomendamos a contratação de assentadores qualificados;

  • O revestimento pode ser assentado em parede de alvenaria, concreto ou drywall;

  • A superfície deve estar limpa em sua totalidade, livre de contaminantes como óleos e graxas. Verificar se não existem origens de umidade e, se houver, corrigir antes do assentamento;

  • Remover poeira, cal e qualquer outro material que possa prejudicar a aderência do revestimento na superfície.

MATERIAIS NECESSÁRIOS    

  1. Medir a área a ser revestida com QUAREL, adicionando mais 10% como tolerância (5% por conta dos recortes e 5% de reserva para possíveis reparos futuros). Verificar se a quantidade do revestimento é suficiente para cobrir a área;

  2. Indica-se o uso da argamassa colante AC3 (de preferência em um tom escuro). Verificar o prazo de validade, as condições de armazenamento, as instruções e os cuidados necessários para aplicação e manuseio previamente à utilização;

  3. Equipamentos para recortes: serra elétrica (disco de corte de tijolo) e tronquesa para aparar eventuais rebarbas;

  4. Utilize equipamentos de proteção! Capacete, óculos de segurança, luvas de borracha, etc.;

  5. Equipamentos de limpeza: esponja e escova, para limpar eventuais manchas de argamassa;

  6. Outros equipamentos básicos de assentamento: espátula, metro, alinhadores, lápis, etc.

  7. Se houver a opção pelo rejunte, sugere-se a utilização de rejunte adequado, com juntas de 0,5 cm.

ASSENTAMENTO  

 

  1. Recomenda-se fazer uma paginação das peças no chão para pré-visualizar o resultado da parede, antes da sua colocação;

  2.  O assentamento deve ser feito de baixo para cima, colocando-se peças recortadas nos espaços menos visíveis;

  3. A argamassa deve ser espalhada pela parede, no local do assentamento;

  4. Durante o assentamento, deixar alguns milímetros entre as peças para eventuais dilatações térmicas. Em caso de assentamento com rejunte deixar de 0,5 a 1,0cm entre as peças;

  5. Verificar a disposição para que cada peça tenha um bom encaixe com as peças circundantes;

  6. Colocar as peças em contato com a parede, pressionando-as e limpando eventuais excessos imediatamente;

  7. Verificar cada linha assentada, obedecendo rigorosamente o alinhamento pretendido, tanto vertical quanto horizontal;

  8. Repetir as operações;

  9. Deve-se limpar eventuais manchas de colocação devido a argamassa imediatamente com esponja umedecida. Se a mancha estiver seca utilizar escova somente no local onde há mancha ou excesso, recomenda-se o uso de limpador pós-obra para facilitar esta operação.

  10. Eventualmente, para o realce do efeito 3D, recomenda-se a aplicação de uma camada adicional de argamassa sobre a parte posterior de algumas peças cerâmicas.

REJUNTE

  1. No caso da opção por rejunte, recomenda-se as instruções anteriores com um espaçamento maior que 0,5 cm entre as peças.

  2. Recomenda-se o uso de hidro/oleofugantes sobre a superfície da peça previamente à aplicação do rejunte para evitar manchas e facilitar a limpeza.

  3. Aplicar rejunte com bisnaga somente no espaço ente as peças espalhadas sobre a superfície, para evitar manchas sobre as peças.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA 

   A limpeza do revestimento, após assentado, pode ser feita com aspirador de pó ou escova em ambientes internos e mangueira com água/escova nos externos. Pode ser usado jato de água para limpeza em ambientes externos.  

 

RECOMENDAÇÕES ADICIONAIS 

  1. Recomenda-se o uso de argamassas coloridas para pastilhas exteriores caso o objetivo seja alcançar um melhor efeito visual no assentamento. Também é recomendado verificar prazo de validade, condições de armazenamento e instruções de uso previamente à aplicação.

  2. Para uma ação impermeabilizante adicional em fachadas e ambientes exteriores, com efeito de evitar infiltrações do ambiente exterior para o interior, recomenda-se o uso de impermeabilizante com aplicação direta sobre o reboco da parede. Para um melhor resultado, consulte o manual de instruções de uso previamente à aplicação.